Sobre o Curso
O QUE LHE RESERVA A CAREIRA DE CIRURGIÃO DENTISTA
O curso de odontologia da Uninassau dispõe de clínicas e laboratórios equipados com excelentes recursos que garantem a experiência prática como parte essencial da formação do profissional de Odontologia desde o primeiro ano como estudante. A vivência acadêmica é amplamente incentivada e composta por professores mestres e doutores com ampla experiência acadêmica, além de de staque no cenário regional e nacional. A responsabilidade social é marca da Instituição! E o aluno é convidado a participar de inúmeros projetos durante os semestres letivos, com de staque para o “Sorriso Especial” e o “Semeando Amor”. Além disso, o curso de odontologia da Uninassau conta com uma diversos projetos de extensão e iniciação científica.
Assim, alinhado às diretrizes curriculares nacionais, reconhecido pelo MEC e com o diferencial de ter uma proposta fundamentada em investimentos contínuos na capacitação, o curso de graduação em Odontologia da Uninassau é um dos mais inovadores e completos da região.
PRINCIPAIS FUNÇÕES DE ODONTÓLOGO
O cirurgião-dentista se dedica ao estudo e ao tratamento dos dentes, da boca e dos ossos da face. Ele cuida da saúde e da estética bucal. Restaura, extrai e limpa dentes, projeta e instala próteses, realiza cirurgias e trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua. Existem diversas especialidades, como a periodontia e a dentística restauradora.
O dentista costuma ingressar na profissão no serviço público. O iniciante que abre consultório no geral divide o espaço de atendimento, por causa dos altos custos das instalações e dos equipamentos. Para exercer a profissão é obrigatório obter o registro do Conselho Regional de Odontologia (CRO). Desde 2009, os cirurgiões-dentistas são autorizados a tratar seus pacientes com práticas como acupuntura, fitoterapia, terapia foral, homeopatia e laserterapia.
CONTEÚDO
A formação básica inclui disciplinas da área de Ciências Biológicas e da Saúde, como anatomia humana aplicada à odontologia, patologia, fisiologia, epidemiologia, ética e bioética, histologia, microbiologia, imunologia, bioquímica, genética, metodologia científica e farmacologia. As matérias profissionalizantes incluem radiologia, materiais dentários, endodontia, periodontia, cirurgia, próteses, odontopediatria, ortodontia, anestesiologia, diagnóstico por imagem, técnica radiográfca, cariologia e dentística, entre outras.
A partir do segundo ano, o aluno começa a treinar restaurações e demais procedimentos em aulas práticas de laboratório, utilizando manequins odontológicos. A partir do terceiro, passa a atender pacientes na clínica da faculdade.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Acupuntura odontológica - Aplicar agulhas para tratar dores faciais.
Clínica geral - Restaurar e extrair dentes. Implantar próteses.
Dentística restauradora - Restabelecer a forma e a função dos dentes, clarear e corrigir sua estética.
Endodontia - Tratar alterações na polpa e na raiz dos dentes.
Estomatologia - Diagnosticar e tratar doenças da boca.
Homeopatia odontológica - Tratar pacientes com remédios homeopáticos que previnem hemorragias e atuam na cicatrização de tecidos bucais.
Implantodontia - Fazer cirurgias e próteses.
Odontologia do esporte - Tratar da saúde bucal de atletas a fm de promover uma melhora de seu rendimento físico.
Odontogeriatria - Cuidar da saúde bucal do idoso.
Odontologia legal - Fazer exame e perícia judicial e elaborar laudos técnicos. Identificar cadáveres pela arcada dentária.
Odontologia para pacientes especiais - Atender pacientes com necessidades especiais (indivíduos em situação de risco ou que apresentam psicopatologias ou patologias físicas).
Odontologia em saúde coletiva - Atuar em planos de saúde, em cooperativas e na elaboração de programas de assistência social.
Odontologia do trabalho - Atender pacientes cuja atividade profissional traz risco à saúde bucal.
Odontopediatria - Tratar problemas bucais e dentes de crianças.
Ortodontia - Alterar a mordedura e a posição dos dentes com aparelhos.
Patologia bucal - Fazer exame laboratorial para identificar doenças.
Periodontia - Cuidar das gengivas e dos ossos que dão sustentação aos dentes, fazendo cirurgias, raspagens e outros procedimentos no entorno dos dentes.
Prótese dentária - Projetar e confeccionar próteses de dentes danifcados ou substituir os destruídos, restabelecendo funções na mordedura e na mastigação.
Radiologia - Diagnosticar problemas na boca, na face e nos maxilares por meio de imagens de raios X, tomografia e prototipagem em 3D.
Traumatologia e cirurgia bucomaxilofacial - Diagnosticar traumatismos, lesões e anomalias na boca, na face e no sistema estomatognático (os órgãos que envolvem o sistema de mastigação, como maxilar, mandíbula e gengiva) e fazer cirurgias, implantes, transplantes e enxertos para recuperá-los.
REGULAMENTAÇÃO
A profissão de Cirurgião-Dentista é regulamentada pela lei nº 5.081, de 24 de agosto de 1966. O curso é regulamentado pela Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002.
DURAÇÃO DO CURSO
Duração de 5 anos, incluindo estágio supervisionado e um trabalho de conclusão de curso.
TITULAÇÃO
Cirurgião-Dentista