Atendimento online Clique no ícone abaixo para iniciar.
Está com dúvidas?
Entre em contato via chat
Informação do Curso
Letras - Inglês
Selecione cidade e unidade
Sobre o Curso

O QUE LHE RESERVA A CARREIRA

O objetivo do Curso de Letras Inglês é formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.

O profissional de licenciatura em Letras Inglês deve ter domínio do uso da língua Inglesa ou das línguas que sejam objeto de seus estudos, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre as especificidades da língua inglesa, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente.

 

PRINCIPAIS FUNÇÕES DE UM LICENCIADO EM LETRAS - INGLÊS

Por ser o idioma mais usado do mundo, o graduado em Letras Inglês abre uma gama de possibilidades profissionais.  Devemos considerar que o curso de Letras Inglês  é uma área que está centrada em vários campos dos saberes e oferece ao formando uma base sólida que compreenda todas as áreas de atuação desse profissional, dando-lhe uma visão ampla da profissão e do mercado, cuja formação o habilitará para atuar, principalmente, como professores de inglês no Ensino Fundamental e no Médio, em escolas públicas e privadas, em cursos de língua inglesa/escolas de idiomas, e, também, como revisores de texto em língua materna e inglesa. Mais:

- Gerenciamento de práticas educativas embasadas no dialogismo de diferentes linguagens e códigos para a melhoria do ensino da Língua Inglesa;

- Percepção crítica dos diferentes movimentos e correntes teóricas dos estudos da língua inglesa, literatura inglesa e processos educacionais;

- Capacidade para lidar de maneira crítica com as linguagens e a língua inglesa nos contextos oral e escrito;

- Valorização do processo de leitura e escrita como formas de alcançar a autonomia reflexiva;

- Fomentação da atividade de pesquisa como meio privilegiado de aquisição e aperfeiçoamento da língua inglesa no processo de ensino-aprendizagem;

- Promoção de contatos com novas tecnologias, associadas à utilização da língua inglesa.

 

CONTEÚDO

A metodologia definida para desenvolver as atividades da licenciatura expressa coerência com os objetivos do curso, com os princípios institucionais e com sua estrutura curricular. A grade curricular possui disciplinas com discussões vastas na área de Linguagens e Língua, exemplos: Gramática, Histórica da Língua Inglesa, Oficina de Produção de Textos em Inglês, Sintaxe do Inglês, Semântica da Língua Inglesa.

 

CAMPO DE TRABALHO/ATIVIDADES

Docência - Como professor particular ou ligado a uma escola de idiomas, escolas públicas ou privadas;

Empresas - Que procuram um profissional para ensinar português para funcionários estrangeiros, bem como para cursos de aperfeiçoamento da língua para funcionários brasileiros;

Tradução – Traduzir textos em português para outros idiomas ou vice-versa;

Editoração – Editar textos dos mais variados tipos (obras literárias, acadêmicas, anúncios, revistas, jornais e outros), adaptando, se necessário, para os diferentes tipos de mídia e comunicação;

Interpretação – Interpretar e estabelecer a comunicação entre duas pessoas que não falam o mesmo idioma, exemplos: traduzir simultaneamente reuniões, palestras e até transmissões ao vivo de eventos internacionais;

Produção Textual (Língua Inglesa) – Escrever os mais diversos tipos de textos, podemos citar obras literárias, crônicas, colunas para jornais, revistas, textos publicitários utilizados como peças de marketing, conteúdo para sites e blogs.

Palestrante – Realizar palestras e cursos sobre vários temas relacionados a língua inglesa (falada e/ou escrita).

 

TITULAÇÃO

Licenciado em Letras Inglês

 

DURAÇÃO

4 anos (16 módulos)

 

EAD

VANTAGENS E METODOLOGIA

A fim de facilitar o acesso da população ao Ensino Superior de qualidade, apresentamos os cursos de Educação a Distância (EAD). A modalidade se configura como uma ferramenta para socializar o conhecimento e capacitar profissionais para o mundo do trabalho.

A Instituição optou por uma metodologia diferenciada que apresenta resultados concretos na formação dos estudantes. Dispomos de uma equipe especializada em Educação a Distância para tornar o aprendizado ainda mais acessível aos alunos. O conteúdo das aulas é disponibilizado no Ambiente Virtual, integrado ao sistema de gestão acadêmica.

O método permite horários flexíveis e insere o aluno como centro do processo de aprendizagem, respeitando o tempo de aprendizado individual, além de propiciar mais envolvimento com a leitura e o autoestudo.

Assim sendo, a metodologia adotada desconstrói a ideia da utilização do “presencial conectado”, no qual o estudante precisa ter hora e data para participar das videoaulas, possibilitando mais tempo para o desenvolvimento acadêmico do discente.

Para estudantes que não têm disponibilidade para frequentar as aulas presenciais, e têm familiaridade com a metodologia EAD:

  • Viabiliza o uso de várias estratégias de ensino e de aprendizagem via web;
  • Permite ao aluno uma gestão de tempo flexível;
  • Viabiliza a permanência do aluno em seu ambiente de trabalho ou familiar, aproximando os conhecimentos (estudados e construídos) da realidade de cada aluno;
  • Possibilita o incentivo à educação constante;
  • Permite mais disponibilidade e ritmos de estudo diferenciados;
  • Acessibilidade a alunos com dificuldades de locomoção;
  • Possibilita a autonomia na aprendizagem, pois requer mais comprometimento do aluno e permite maior desenvolvimento;
  • Provoca a interação entre alunos com a possibilidade de troca de experiências;
  • Disponibiliza o apoio constante ao aprendizado por meio do ambiente virtual;
  • Desenvolve a familiarização do aluno com as mais diversas tecnologias.

 O diploma é o mesmo dos cursos presenciais e o estudante estará apto para concorrer a uma vaga na área de formação, prestar concursos públicos e cursar pós-graduações e mestrado.

 Há um mundo de descobertas e a educação a distância cresce e renova-se para lhe atender e prepará-lo cada vez mais para o mercado de trabalho.

 

 ENCONTROS PRESENCIAIS OBRIGATÓRIOS

Dois encontros presenciais semestrais, para a realização das provas presenciais (realizados aos sábados).

Período
Disciplina
Carga Horária
Mais Detalhes
  • Aspectos Sócio-Antropológicos
    60h
    -
  • Comunicação e Expressão
    60h
    -
  • Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade
    60h
    -
  • Estética e História da Arte
    60h
    -
  • Filosofia da Educação
    60h
    -
  • Políticas Públicas e Educação
    60h
    -

  • Didática
    60h
    -
  • Educação em Direitos Humanos
    60h
    -
  • Gramática Histórica da Lingua Inglesa
    60h
    -
  • Libras
    60h
    -
  • Organização e Legislação da Educação
    60h
    -
  • Psicologia da Aprendizagem
    60h
    -

  • Fundamentos da Teoria Literária
    60h
    -
  • Linguística Básica
    60h
    -
  • Metodologia da Pesquisa
    60h
    -
  • Oficina de Textos em Inglês Básico
    60h
    -
  • Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino
    60h
    -
  • Tópicos Integradores I (Letras-Inglês)
    60h
    -

  • Ética e Cidadania
    60h
    -
  • Fonética e Fonologia do Inglês
    60h
    -
  • Linguística Avançada
    60h
    -
  • Morfologia da Lingua Inglesa
    60h
    -
  • Teorias e Metodologias do Ensino da Arte e Literatura
    60h
    -
  • Textos Fundamentais da Literatura Universal
    60h
    -

  • Análise do Discurso
    60h
    -
  • Empreendedorismo
    60h
    -
  • Literatura Popular
    60h
    -
  • Sintaxe do Inglês
    60h
    -
  • Tópicos Avançados da Teoria Literária
    60h
    -
  • Tópicos Integradores II (Letras-Inglês)
    60h
    -

  • Linguística Aplicada Ao Ensino do Inglês
    60h
    -
  • Literatura Comparada
    60h
    -
  • Metodologia do Ensino da Linguagem
    60h
    -
  • Responsabilidade Socioambiental
    60h
    -
  • Semiótica
    60h
    -
  • Textos Fundamentais de Poesia em Língua Inglesa
    60h
    -

  • Estágio Supervisionado do Ensino de Inglês I
    200h
    -
  • Oficina de Tradução, Versão e Interpretação em Inglês
    60h
    -
  • Semântica do Inglês
    60h
    -
  • Textos Fundamentais de Ficção em Língua Inglesa
    60h
    -
  • Trabalho de Conclusão de Curso I (Letras - Inglês)
    40h
    -

  • Estágio Supervisionado do Ensino de Inglês II
    200h
    -
  • Oficina de Textos em Inglês Avançado
    60h
    -
  • Sociolinguística
    60h
    -
  • Terminologia
    60h
    -
  • Tópicos Integradores III (Letras-Inglês)
    60h
    -
  • Trabalho de Conclusão de Curso II (Letras - Inglês)
    40h
    -

Disciplinas Optativas
  • Introdução À EAD
    20h
    -

  • Alessandra de Oliveira
    -
  • Camila Gallindo Cornelio
    -
  • Charles Gomes Martins
    -
  • Daniele Siqueira Veras
    -
  • Dayanna Karla Gonzaga Ximenes
    -
  • Enzo Oliveira Moreira
    -
  • Erika Maria Asevedo Costa Moura
    -
  • Fábio da Silva Paiva
    -
  • Fernanda Maria Agostinho de Araújo
    -
  • Hilda Menezes da Silva
    -
  • Kelly Cristine Martins dos Santos
    -
  • Luciana de Santana Fernandes
    -
  • Marcela Rebecca Pereira
    -
  • Marjone Socorro Farias de Vasconcelos Leite
    -
  • Natasha Ferraz Canto Pessoa de Luna
    -
  • Neuza Maria Pontes de Mendonça
    -
  • Odomiro Barreiro Fonseca Filho
    -
  • Patricia Silva de Lira Lacerda Pinheiro
    -
  • Roberto Santos Leite Falcao de Lima
    -
  • Robson Jose Silva de Santana
    -
  • Vládia Patrícia Medeiros Santos
    -
Informe seus dados abaixo para visualizar as opções de curso