Atendimento online Clique no ícone abaixo para iniciar.
Está com dúvidas?
Entre em contato via chat
Informação do Curso
Letras
Selecione cidade e unidade
Sobre o Curso

O QUE LHE RESERVA A CARREIRA

O objetivo do Curso de Letras é formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.

O profissional de licenciatura em Letras deve ter domínio do uso da íngua ou das línguas que sejam objeto de seus estudos, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.

 

PRINCIPAIS FUNÇÕES DE UM PROFISSIONAL FORMADO EM LETRAS

O curso de Letras é uma área que está centrada em vários campos dos saberes e oferece ao formando uma base sólida que compreenda todas as áreas de atuação desse profissional, dando-lhe uma visão ampla da profissão e do mercado, cuja formação o habilitará para atuar na educação. Em detalhes:

Entendimento do processo linguístico como um dos meios favoráveis de inserção social;

Gerenciamento de práticas educativas embasadas no dialogismo de diferentes linguagens e códigos para a melhoria do ensino;

Percepção crítica dos diferentes movimentos e correntes teóricas dos estudos linguísticos, literários e educacionais;

Capacidade para lidar de maneira crítica com as linguagens nos contextos oral e escrito;

Valorização do processo de leitura e escrita como formas de alcançar a autonomia reflexiva;

Fomentação da atividade de pesquisa como meio privilegiado de aquisição de aprendizagens;

Promoção de contatos com novas tecnologias, associadas à utilização da língua portuguesa.

 

CONTEÚDO

A metodologia definida para desenvolver as atividades do curso de graduação em Letras expressa coerência com os objetivos do curso, com os princípios institucionais e com sua estrutura curricular. Disciplinas na área de Humanas, exemplos: Didática, Comunicação e Expressão, Estética e História da Arte, Psicologia da Aprendizagem, Fundamentos da Teoria Literária, Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino, Literatura Popular, Análise do Discurso.

 

CAMPO DE TRABALHO/ATIVIDADES

Para o Licenciado em Letras, os principais campos de trabalho estão nas escolas de ensinos Fundamental e Médio (da rede Pública e Privada). Mas também há espaço em editoras, para fazer a preparação de originais e para revisar e traduzir textos, e nas áreas de interpretação.

Tradução – Traduzir textos em português para outros idiomas ou vice-versa;

Editoração – Editar textos dos mais variados tipos: obras literárias, acadêmicas, anúncios, revistas, jornais, etc. Adaptando, se necessário, para os diferentes tipos de mídia e comunicação;

Revisão – Revisar textos, acadêmicos ou não, corrigindo a ortografia e gramática como a estrutura dos textos (divisão dos capítulos e parágrafos, citações, etc.) a fim de que o texto dentro do gênero pretendido esteja dentro das normas exigidas;

Interpretação – Interpretar e estabelecer a comunicação entre duas pessoas que não falam o mesmo idioma (traduzir simultaneamente reuniões, palestras e até transmissões ao vivo de eventos internacionais);

Produção Textual – Escrever os mais diversos tipos de textos, como obras literárias (romances, novelas, prosas e outros), crônicas, colunas para jornais, revistas, textos publicitários utilizados como peças de marketing, conteúdo para sites e blogs.

Palestrante – Realizar palestras e cursos sobre vários temas relacionados a língua falada e escrita.

 

TITULAÇÃO

Licenciado em Letras

 

DURAÇÃO

4 anos (16 módulos)

 

EAD

VANTAGENS E METODOLOGIA

A fim de facilitar o acesso da população ao Ensino Superior de qualidade, apresentamos os cursos de Educação a Distância (EAD). A modalidade se configura como uma ferramenta para socializar o conhecimento e capacitar profissionais para o mundo do trabalho.

A Instituição optou por uma metodologia diferenciada que apresenta resultados concretos na formação dos estudantes. Dispomos de uma equipe especializada em Educação a Distância para tornar o aprendizado ainda mais acessível aos alunos. O conteúdo das aulas é disponibilizado no Ambiente Virtual, integrado ao sistema de gestão acadêmica.

O método permite horários flexíveis e insere o aluno como centro do processo de aprendizagem, respeitando o tempo de aprendizado individual, além de propiciar mais envolvimento com a leitura e o autoestudo.

Assim sendo, a metodologia adotada desconstrói a ideia da utilização do “presencial conectado”, no qual o estudante precisa ter hora e data para participar das videoaulas, possibilitando mais tempo para o desenvolvimento acadêmico do discente.

Para estudantes que não têm disponibilidade para frequentar as aulas presenciais, e têm familiaridade com a metodologia EAD:

  • Viabiliza o uso de várias estratégias de ensino e de aprendizagem via web;
  • Permite ao aluno uma gestão de tempo flexível;
  • Viabiliza a permanência do aluno em seu ambiente de trabalho ou familiar, aproximando os conhecimentos (estudados e construídos) da realidade de cada aluno;
  • Possibilita o incentivo à educação constante;
  • Permite mais disponibilidade e ritmos de estudo diferenciados;
  • Acessibilidade a alunos com dificuldades de locomoção;
  • Possibilita a autonomia na aprendizagem, pois requer mais comprometimento do aluno e permite maior desenvolvimento;
  • Provoca a interação entre alunos com a possibilidade de troca de experiências;
  • Disponibiliza o apoio constante ao aprendizado por meio do ambiente virtual;
  • Desenvolve a familiarização do aluno com as mais diversas tecnologias.

 O diploma é o mesmo dos cursos presenciais e o estudante estará apto para concorrer a uma vaga na área de formação, prestar concursos públicos e cursar pós-graduações e mestrado.

 Há um mundo de descobertas e a educação a distância cresce e renova-se para lhe atender e prepará-lo cada vez mais para o mercado de trabalho.

 

ENCONTROS PRESENCIAIS OBRIGATÓRIOS

Dois encontros presenciais semestrais, para a realização das provas presenciais (realizados aos sábados).

Período
Disciplina
Carga Horária
Mais Detalhes
  • Aspectos Socioantropológicos
    60h
    -
  • Comunicação e Expressão
    60h
    -
  • Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade
    60h
    -
  • Estética e História da Arte
    60h
    -
  • Filosofia da Educação
    60h
    -
  • Políticas Públicas e Educação
    60h
    -

  • Didática
    60h
    -
  • Educação em Direitos Humanos
    60h
    -
  • Libras
    60h
    -
  • Língua Portuguesa e Gramática Histórica
    60h
    -
  • Organização e Legislação da Educação
    60h
    -
  • Psicologia da Aprendizagem
    60h
    -

  • Fundamentos da Teoria Literária
    60h
    -
  • Linguística Básica
    60h
    -
  • Metodologia da Pesquisa
    60h
    -
  • Oficina de Textos em Português
    60h
    -
  • Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino
    60h
    -
  • Tópicos Integradores I (Letras - Português)
    60h
    -

  • Ética e Cidadania
    60h
    -
  • Fonética e Fonologia do Português
    60h
    -
  • Linguística Avançada
    60h
    -
  • Morfologia do Português
    60h
    -
  • Teorias e Metodologias do Ensino da Arte e Literatura
    60h
    -
  • Textos Fundamentais da Literatura Universal
    60h
    -

  • Análise do Discurso
    60h
    -
  • Empreendedorismo
    60h
    -
  • Literatura Popular
    60h
    -
  • Sintaxe do Português
    60h
    -
  • Tópicos Avançados da Teoria Literária
    60h
    -
  • Tópicos Integradores II (Letras - Português)
    60h
    -

  • Linguística Aplicada Ao Ensino do Português
    60h
    -
  • Literatura Comparada
    60h
    -
  • Metodologia do Ensino da Linguagem
    60h
    -
  • Responsabilidade Socioambiental
    60h
    -
  • Semiótica
    60h
    -
  • Textos Fundamentais de Poesia em Língua Portuguesa
    60h
    -

  • Estágio Supervisionado do Ensino de Português I
    200h
    -
  • Literaturas Africanas em Língua Portuguesa
    60h
    -
  • Semântica do Português
    60h
    -
  • Textos Fundamentais de Ficção em Língua Portuguesa
    60h
    -
  • Trabalho de Conclusão de Curso I (Letras - Português)
    40h
    -

  • Estágio Supervisionado do Ensino de Português II
    200h
    -
  • Literatura Infanto-Juvenil
    60h
    -
  • Sociolinguística
    60h
    -
  • Terminologia
    60h
    -
  • Tópicos Integradores III (Letras - Português)
    60h
    -
  • Trabalho de Conclusão de Curso II (Letras - Português)
    40h
    -

Disciplinas Optativas
  • Introdução À EAD
    20h
    -

  • Alessandra de Oliveira
    -
  • Andrea Cesar Pedrosa da Silva Santos
    -
  • Camila Gallindo Cornelio
    -
  • Charles Gomes Martins
    -
  • Daniele Siqueira Veras
    -
  • Dayanna Karla Gonzaga Ximenes
    -
  • Enzo Oliveira Moreira
    -
  • Erika Maria Asevedo Costa Moura
    -
  • Fábio da Silva Paiva
    -
  • Fernanda Maria Agostinho de Araújo
    -
  • Hilda Menezes da Silva
    -
  • Kelly Cristine Martins dos Santos
    -
  • Luciana de Santana Fernandes
    -
  • Marcela Rebecca Pereira
    -
  • Marjone Socorro Farias de Vasconcelos Leite
    -
  • Natasha Ferraz Canto Pessoa de Luna
    -
  • Neuza Maria Pontes de Mendonça
    -
  • Odomiro Barreiro Fonseca Filho
    -
  • Roberto Santos Leite Falcao de Lima
    -
  • Robson Jose Silva de Santana
    -
  • Vládia Patrícia Medeiros Santos
    -
Informe seus dados abaixo para visualizar as opções de curso
Silk UI Framework Simulation Device
Resize the window to preview the page in target devices.
Open the settings to change the simulation device options.