Sobre o Curso
O CURSO
O curso propõe práticas pedagógicas que incluem atividades práticas em cozinhas pedagógicas, laboratórios de alimentos e bebidas (Enologia e Bar), laboratórios de informática, projetos integradores, seminários, palestras, eventos e visitas técnicas.
OBJETIVO DO CURSO
O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia tem como objetivo formar profissionais com a capacidade de conhecer as mais diversas culturas alimentares e técnicas de confeitaria, panificação, cozinha frias e carnes, elaborar cardápios criativos e rentáveis e criar novos conceitos, o bom profissional deve saber gerenciar e administrar bares, restaurantes e buffets. Isso inclui controlar custos de produção, gerenciar estoques e desperdícios e desenvolver planos de marketing para ampliar as vendas.
INFRAESTRUTURA
Modernas salas de aula e laboratórios com equipamentos e recursos audiovisuais que propiciam, além de um ótimo ambiente para o aprendizado específico, a troca de experiências e informações. O curso disponibiliza laboratório de informática de uso geral com acesso à internet. Os alunos do Curso de Gastronomia têm à sua disposição um acervo especializado para pesquisa dos assuntos tratados durante o curso. Na biblioteca da IES há diversos títulos sobre os temas do campo de Alimentos e Bebidas.
Laboratórios Específicos:
Laboratório de Cozinha Central (Cozinha Fria e Quente);
Laboratório de Confeitaria e Panificação;
Laboratório de Sala e Bar, com demosntração.
MERCADO DE TRABALHO
O mercado de trabalho é amplo e encontra-se em contínua expansão. O Tecnólogo em Gastronomia poderá atuar em empreendimentos de prestação de serviços de alimentação como restaurantes diversos, catering de transportes em geral, complexos de lazer e recreação, fast-food, buffets e hospitais. Também pode ser articulista gastronômico, personal chef e consultor gastronômico
Chef pâtissier
Especializar-se em confeitaria e panificação, na preparação de pratos decorados doces e salgados. • Apto a implantar, administrar, gerenciar e operacionalizar um empreendimento do setor de alimentação comercial, hospitalar (fazendo parte de equipe multidisciplinar), linha aérea, buffet e áreas correlatas.
Chef de cozinha
Planejar e preparar cardápios sofisticados de acordo com o tipo de cozinha que comanda, seja ela internacional, seja ela nacional. Pode atuar em restaurantes comerciais, industriais, hospitalares, cantinas escolares, bares e bufês.
Personal chef
Atuar como chef de cozinha em residências particulares, na preparação de cardápios e receitas.
Consultoria
Prestar assessoria técnica para a abertura de restaurantes ou para propor melhorias em estabelecimentos já abertos, que pode ser desde uma alteração no layout da casa até a mudança de cardápios e fornecedores.
Segurança alimentar
Fazer vistorias em cozinhas industriais e restaurantes para verificar se as regras de segurança alimentar estão sendo cumpridas.
Desenvolvimento de produtos
Criar e preparar pratos usando alimentos fornecidos por determinada indústria
Gestão do negócio
Administrar todo o funcionamento do restaurante, desde a contratação e treinamento de pessoal até os recursos financeiros e contato com clientes.
DIFERENCIAIS COMPETITIVOS
O curso dispõe de estrutura física própria, ou seja, as aulas práticas são realizadas nos laboratórios multidisciplinares (Cozinha Central / Fria e Quente, Laboratório de Bebidas / Laboratório de Sala e Bar, Laboratório de Confeitaria e Panificação).
Gastronomia Hospitalar, Estudos e Serviços de Chá e Café, Lanches e Chocolataria que se destacam entre as cadeiras tradicionais.
Professores comprometidos e atuantes no mercado. Dinâmico, com diversas aulas práticas e externas. Fácil acesso à coordenação. Realização de concursos e festivais gastronômicos internos e externos.
DURAÇÃO
2 anos
TITULAÇÃO
Tecnólogo em Gastronomia