Sobre o Curso
O cirurgião-dentista se dedica ao estudo e ao tratamento dos dentes, da boca e dos ossos da face. Ele cuida da saúde e da estética bucal. Restaura, extrai e limpa dentes, projeta e instala próteses, realiza cirurgias e trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua. Existem diversas especialidades, como a periodontia e a dentística restauradora.
O dentista costuma ingressar na profissão no serviço público. O iniciante que abre consultório no geral divide o espaço de atendimento, por causa dos altos custos das instalações e dos equipamentos. Para exercer a profissão é obrigatório obter o registro do Conselho Regional de Odontologia (CRO). Desde 2009, os cirurgiões-dentistas são autorizados a tratar seus pacientes com práticas como acupuntura, fitoterapia, terapia foral, homeopatia e laserterapia.
Número de vagas
240 vagas liberadas para os períodos da manhã e noite.
Portarias de atos regulatórios do curso (autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento.
- Processo e-MEC: 201928780 (reconhecimento)
- Portaria de Autorização: 703/2015
Porcentagem das cargas horárias presenciais e EAD
- Porcentagem de carga horária presencial: 92,5%
- Porcentagem de carga horária EAD: 7,5%
- Carga horária teórica: 1060 horas
- Carga horária prática: 2000 horas
- Carga horária de Estágio Supervisionado: 800 horas
- Carga horária de TCC: 80 horas
- Carga horária de extensão: 400 horas
- Carga horária de Atividades Complementares: 60 horas
- Carga horária total: 4000 horas.
Resumo da matriz
A formação básica inclui disciplinas da área de Ciências Biológicas e da Saúde, como anatomia humana aplicada à odontologia, patologia, fisiologia, epidemiologia, ética e bioética, histologia, microbiologia, imunologia, bioquímica, genética, metodologia científica e farmacologia. As matérias profissionalizantes incluem radiologia, materiais dentários, endodontia, periodontia, cirurgia, próteses, odontopediatria, ortodontia, anestesiologia, diagnóstico por imagem, técnica radiográfica, cariologia e dentística, entre outras.
A partir do segundo ano, o aluno começa a treinar restaurações e demais procedimentos em aulas práticas de laboratório, utilizando manequins odontológicos. A partir do quinto, passa a atender pacientes na clínica da faculdade.
Regulamentação
A profissão de Cirurgião-Dentista é regulamentada pela lei nº 5.081, de 24 de agosto de 1966. O curso é regulamentado pela Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002.
Duração do curso
Duração de 5 anos, incluindo estágio supervisionado e um trabalho de conclusão de curso.
Titulação
Cirurgião-Dentista
Objetivo
Objetivo geral
Formar cirurgiões dentistas cidadãos, com uma visão ampla do processo saúde/doença, com competências técnica-científica, política, social, educativa, administrativa, investigativa, ecológica, cultural e ética para o exercício profissional de odontologia, no contexto do Sistema Único de Saúde, assegurando a integralidade da atenção e a qualidade e humanização da assistência prestada.
Objetivo específico do curso
- Formar cidadãos compromissados com a missão, visão, metas e valores institucionais de forma que esta possa cumprir seus objetivos para com a sociedade;
- Formar profissionais generalistas dentro dos princípios éticos que regem a profissão do Dentista;
- Oferecer fundamentos teóricos e metodológicos necessários ao desenvolvimento de saberes e atividades em Odontologia de forma moderna e atualizada;
- Formar cirurgião dentista capaz de interagir com a sociedade e que tenha capacidade de liderança e sensibilidade social, onde a Odontologia deixa de ser realizada de uma forma puramente tecnicista, passando a considerar o perfil biológico, psicológico e cultural do ser humano;
- Formar cirurgião dentista que saiba identificar e resolver os problemas de saúde/doença bucal no cidadão e que tenha capacidade de discutir estratégias, linhas de ação e métodos que permitam a construção de uma saúde de base coletiva;
- Formar profissionais de Odontologia para atender à demanda social de influência da Faculdade, oferecendo novas oportunidades educacionais, voltadas para a integração no mercado de trabalho;
- Priorizar o caráter social do atendimento na área de saúde bucal, infundindo no profissional de Odontologia a visão do paciente como um todo orgânico, fisiológico, mental e socialmente integrado;
- Desenvolver uma mentalidade eminentemente preventiva no campo da Odontologia, preparando um profissional para trabalhar nas atividades de saúde pública, beneficiando a comunidade através de programas de alcance social;
- Promover no estudante a competência do desenvolvimento intelectual e profissional autônomo e permanente, capacitando-o a dar continuidade no processo de formação acadêmica e/ou profissional, que não termina com a concessão do diploma de graduação.
- Oferecer condições para atualização técnico-científica dos profissionais e professores de Odontologia na área de influência da Faculdade.
- Formar profissional para atuação responsável socialmente e conhecedor das necessidades da região de Caruaru.
- Formar profissionais proativos em sua atuação frente a demandas emergentes no mercado de trabalho, em especial aquelas da região de Caruaru.
- Auxiliar a Uninassau Caruaru no cumprimento de sua missão institucional através da formação de profissionais com perfil voltado para a prevenção.
Público Alvo
Para atender ao perfil profissional pretendido para os futuros profissionais formados na IES, entende-se ser imprescindível fornecer-lhe os instrumentais necessários para o inserir na visão ampla do mundo atual, sem deixar de enfatizar a necessidade de considerar as riquezas da realidade regional.
Os conteúdos desenvolvidos ao longo do curso buscam capacitá-los para exercer o papel de cidadão levando em conta sua responsabilidade social. Nesse sentido, a qualificação permanente é tônica do exercício e da consciente cidadania profissional que se procura desenvolver nos alunos. Assim, o perfil esperado dos que ingressarão no mercado de trabalho do atual século são profissionais com visão global e local do meio social, político, cultural e econômico, capazes de exercer a profissão com ética e responsabilidade social, competentes para que em seus respectivos campos do saber construam a sociedade da era onde o conhecimento não é estanque e deve ser constantemente renovado.