Informação do Curso
Odontologia
Selecione cidade e unidade
Coordenação 
Mychel Cosme de Almeida Paes Barreto
Sobre o Curso

O cirurgião-dentista se dedica ao estudo e ao tratamento dos dentes, da boca e dos ossos da face. Ele cuida da saúde e da estética bucal. Restaura, extrai e limpa dentes, projeta e instala próteses, realiza cirurgias e trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua. Existem diversas especialidades, como a periodontia e a dentística restauradora.

O dentista costuma ingressar na profissão no serviço público. O iniciante que abre consultório no geral divide o espaço de atendimento, por causa dos altos custos das instalações e dos equipamentos. Para exercer a profissão é obrigatório obter o registro do Conselho Regional de Odontologia (CRO). Desde 2009, os cirurgiões-dentistas são autorizados a tratar seus pacientes com práticas como acupuntura, fitoterapia, terapia foral, homeopatia e laserterapia.

 Número de vagas

240 vagas liberadas para os períodos da manhã e noite.

 Portarias de atos regulatórios do curso (autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento.

  • Processo e-MEC: 201928780 (reconhecimento)
  • Portaria de Autorização: 703/2015

  Porcentagem das cargas horárias presenciais e EAD

  • Porcentagem de carga horária presencial: 92,5%
  • Porcentagem de carga horária EAD: 7,5%
  • Carga horária teórica: 1060 horas
  • Carga horária prática: 2000 horas
  • Carga horária de Estágio Supervisionado: 800 horas
  • Carga horária de TCC: 80 horas
  • Carga horária de extensão: 400 horas
  • Carga horária de Atividades Complementares: 60 horas
  • Carga horária total: 4000 horas.

Resumo da matriz

 A formação básica inclui disciplinas da área de Ciências Biológicas e da Saúde, como anatomia humana aplicada à odontologia, patologia, fisiologia, epidemiologia, ética e bioética, histologia, microbiologia, imunologia, bioquímica, genética, metodologia científica e farmacologia. As matérias profissionalizantes incluem radiologia, materiais dentários, endodontia, periodontia, cirurgia, próteses, odontopediatria, ortodontia, anestesiologia, diagnóstico por imagem, técnica radiográfica, cariologia e dentística, entre outras.

 A partir do segundo ano, o aluno começa a treinar restaurações e demais procedimentos em aulas práticas de laboratório, utilizando manequins odontológicos. A partir do quinto, passa a atender pacientes na clínica da faculdade.

Regulamentação

A profissão de Cirurgião-Dentista é regulamentada pela lei nº 5.081, de 24 de agosto de 1966. O curso é regulamentado pela Resolução CNE/CES 3, de 19 de fevereiro de 2002.

 Duração do curso

Duração de 5 anos, incluindo estágio supervisionado e um trabalho de conclusão de curso.

 Titulação

Cirurgião-Dentista

Objetivo

Objetivo geral

Formar cirurgiões dentistas cidadãos, com uma visão ampla do processo saúde/doença, com competências técnica-científica, política, social, educativa, administrativa, investigativa, ecológica, cultural e ética para o exercício profissional de odontologia, no contexto do Sistema Único de Saúde, assegurando a integralidade da atenção e a qualidade e humanização da assistência prestada.

 

Objetivo específico do curso

  • Formar cidadãos compromissados com a missão, visão, metas e valores institucionais de forma que esta possa cumprir seus objetivos para com a sociedade;
  • Formar profissionais generalistas dentro dos princípios éticos que regem a profissão do Dentista;
  • Oferecer fundamentos teóricos e metodológicos necessários ao desenvolvimento de saberes e atividades em Odontologia de forma moderna e atualizada;
  • Formar cirurgião dentista capaz de interagir com a sociedade e que tenha capacidade de liderança e sensibilidade social, onde a Odontologia deixa de ser realizada de uma forma puramente tecnicista, passando a considerar o perfil biológico, psicológico e cultural do ser humano;
  • Formar cirurgião dentista que saiba identificar e resolver os problemas de saúde/doença bucal no cidadão e que tenha capacidade de discutir estratégias, linhas de ação e métodos que permitam a construção de uma saúde de base coletiva;
  • Formar profissionais de Odontologia para atender à demanda social de influência da Faculdade, oferecendo novas oportunidades educacionais, voltadas para a integração no mercado de trabalho;
  • Priorizar o caráter social do atendimento na área de saúde bucal, infundindo no profissional de Odontologia a visão do paciente como um todo orgânico, fisiológico, mental e socialmente integrado;
  • Desenvolver uma mentalidade eminentemente preventiva no campo da Odontologia, preparando um profissional para trabalhar nas atividades de saúde pública, beneficiando a comunidade através de programas de alcance social;
  • Promover no estudante a competência do desenvolvimento intelectual e profissional autônomo e permanente, capacitando-o a dar continuidade no processo de formação acadêmica e/ou profissional, que não termina com a concessão do diploma de graduação.
  • Oferecer condições para atualização técnico-científica dos profissionais e professores de Odontologia na área de influência da Faculdade.
  • Formar profissional para atuação responsável socialmente e conhecedor das necessidades da região de Caruaru.
  • Formar profissionais proativos em sua atuação frente a demandas emergentes no mercado de trabalho, em especial aquelas da região de Caruaru.
  • Auxiliar a Uninassau Caruaru no cumprimento de sua missão institucional através da formação de profissionais com perfil voltado para a prevenção.
Público Alvo

Para atender ao perfil profissional pretendido para os futuros profissionais formados na IES, entende-se ser imprescindível fornecer-lhe os instrumentais necessários para o inserir na visão ampla do mundo atual, sem deixar de enfatizar a necessidade de considerar as riquezas da realidade regional.

Os conteúdos desenvolvidos ao longo do curso buscam capacitá-los para exercer o papel de cidadão levando em conta sua responsabilidade social. Nesse sentido, a qualificação permanente é tônica do exercício e da consciente cidadania profissional que se procura desenvolver nos alunos. Assim, o perfil esperado dos que ingressarão no mercado de trabalho do atual século são profissionais com visão global e local do meio social, político, cultural e econômico, capazes de exercer a profissão com ética e responsabilidade social, competentes para que em seus respectivos campos do saber construam a sociedade da era onde o conhecimento não é estanque e deve ser constantemente renovado.

Período
Disciplina
Carga Horária
Mais Detalhes
  • Bases para Pesquisa Científica
    60h
    -
  • Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade
    60h
    -
  • Desenvolvimento Sustentável e Direitos Individuais
    40h
    -
  • Ética e Bioética
    60h
    -
  • Morfologia Aplicada À Odontologia
    60h
    -
  • Saúde Coletiva
    60h
    -

  • Anatomia Humana
    60h
    -
  • Anatomofisiologia Geral
    60h
    -
  • Atividades Práticas Interdisciplinares de Extensão I
    80h
    -
  • Concepção e Formação do Ser
    60h
    -
  • Estratégia em Saúde Pública I
    40h
    -
  • Microbiologia Oral
    40h
    -

  • Agressão e Defesa
    40h
    -
  • Anatomofisiologia Oral
    60h
    -
  • Bases Farmacológicas
    40h
    -
  • Funções Biológicas
    60h
    -
  • Materiais Odontológicos
    60h
    -
  • Metodologia da Pesquisa
    60h
    -

  • Anestesiologia
    40h
    -
  • Diagnóstico em Odontologia
    60h
    -
  • Empreendedorismo
    60h
    -
  • Práticas Pré-Clínicas
    40h
    -
  • Terapêutica em Odontologia
    60h
    -

  • Clínica de Semiologia (Estomatologia + Cab 1)
    100h
    -
  • Dentística Laboratorial
    60h
    -
  • Dor Orofacial (Oclusão + Dtm)
    40h
    -
  • Endodontia Laboratorial
    60h
    -
  • Periodontia Laboratorial
    60h
    -
  • Reabilitação Oral (Fundamentos de Prótese)
    60h
    -

  • Cirurgia Maxilo-Facial
    60h
    -
  • Clínica de Endodontia (Endodontia II)
    120h
    -
  • Clínica Integrada Restauradora (Dentística II + Periodontia II)
    120h
    -
  • Prótese Laboratorial
    60h
    -

  • Clínica Básica Infantil
    60h
    -
  • Clínica de Atenção Integral Ao Adulto
    120h
    -
  • Clínica de Cirurgia Maxilo-Facial
    80h
    -
  • Clínica de Reabilitação Oral (Prótese Parcial, Total e Fixa)
    120h
    -
  • Estágio Supervisionado I (Odontologia)
    160h
    -
  • Implantodontia
    60h
    -

  • Clínica de Atenção Integral À Criança
    100h
    -
  • Clínica de Atenção Integral Ao Idoso
    100h
    -
  • Estágio Supervisionado II (Odontologia)
    320h
    -
  • Ortodontia
    60h
    -

  • Clínica de Urgência
    100h
    -
  • Estágio Supervisionado III (Odontologia)
    200h
    -
  • Fundamentos de Administração para o Cirurgião- Dentista
    40h
    -
  • Harmonizaçao Orofacial
    40h
    -
  • Odontologia Hospitalar
    40h
    -
  • Trabalho de Conclusão de Curso I (Odontologia)
    40h
    -

10°
  • Clínica de Atenção Ao Paciente Sistematicamente Comprometido
    60h
    -
  • Estágio Supervisionado IV (Odontologia)
    120h
    -
  • Odontologia Legal
    40h
    -
  • Tópicos Integradores (Odontologia)
    40h
    -
  • Trabalho de Conclusão de Curso II (Odontologia)
    40h
    -

Disciplinas Optativas
  • Língua Brasileira de Sinais - Libras (Optativa)
    60h
    -
  • Optativa I
    60h
    -
  • Optativa II
    60h
    -
  • Optativa III
    60h
    -

  • Aline Isabel da Silva
    -
  • Andre Arraes Parente
  • Anna Luise Silva Oliveira
    -
  • Anne Daiane Souto Luz da Silva
    -
  • Augusto Marabuco Sampaio
    -
  • Barbara Virginia Mendonça da Silva Correia
  • Belmino Carlos Amaral Torres
    -
  • Cicero Francismary Almeida Alves Feitoza Segundo
  • Daniella Neves da Rocha
  • Danielle Aquino de Lima
    -
  • Darlan Kelton Ferreira Cavalcante
  • Eliandro Danillo Serafim Marinho
  • Ernesto Domingues Bruno de Faria Junior
    -
  • Glissia Gisselle Alves Duarte
  • Helison Cleiton dos Santos Ferreira
  • Herycles Vinicius Fortaleza
    -
  • Izabella Maria Barbosa da Silva
    -
  • Jordany Gomes da Silva
    -
  • Marcos Gustavo Oliveira da Silva
    -
  • Maria Cristina de Andrade Santana
  • Mariana de Lyra Vasconcelos
    -
  • Paloma Alves Moura
    -
  • Paulo Jose Vila Nova de Souza
    -
  • Paulo Roberto Ferreira Cerqueira
    -
  • Pettely Thaise de Souza Santos Palmeira
    -
  • Rafaella Rocha Freitas
  • Roberta Rodrigues de Lemos Gitirana
  • Sarah Freitas Araujo
    -
  • Sergio Murilo Barbalho de Sousa Carneiro
  • Ulisses de Almeida Gomes Freire
    -
  • Virginia Lucia Vidal Rodrigues Sousa
  • Vivian Mariano Torres
    -
Carga Horária
Carga horária total4000h
Disciplinas teóricas1060h
Disciplinas práticas2000h
Estágio obrigatório800h
Atividades complementares60h
Trabalho de conclusão de curso80h
Reconhecimento
Portaria 703/2015
Informe seus dados abaixo para visualizar as opções de curso