Sobre o Curso
O Terapeuta Ocupacional é o profissional dotado de formação na área de saúde, com interface nas ciências sociais e educação. Seu objeto de estudo está nas ocupações humanas. Neste sentido, busca compreender as relações entre o ser humano e suas ocupações diárias e as consequências destas relações à saúde.
A Resolução CNE/CES nº 06 de 19 de fevereiro de 2002, instituiu as Diretrizes Nacionais do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, em que define o perfil do profissional enfatizando a formação “generalista, humanista, crítica e reflexiva”, entendendo que o exercício profissional em todas as suas dimensões deve ser pautado em princípios éticos nos campos terapêutico e preventivo das práticas da Terapia Ocupacional.
Considerando o perfil de formação do profissional, a área de atuação é abrangente podendo o mesmo atuar em Serviços Públicos e Privados, Hospitais Gerais e Especializados; Ambulatoriais; Clínicas e Consultórios, Unidades de Saúde, Centros de Recuperação Biopsicossocial, Centros de Atenção Psicossocial – CAPS; Oficinas Terapêuticas; Oficinas Profissionalizantes; Programas de Saúde do Trabalhador; Sistema Prisional; Instituições Geriátricas; Centros Comunitários, Creches, Centros de Referência de Assistência Social - CRAS (Programas da Proteção Social Básica), Programas de Proteção Social Especial do SUAS (Medidas Sócio–Educativas, PETI, Pessoas com Deficiência); Consultorias, Assessorias e Instituições de Ensino Superior.