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Pedagogia
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Coordenação 
Gilberto Faustino da Silva Filho
Sobre o Curso

Como já dizia Paulo Freire, “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua produção ou sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. Diante desse pensamento, conseguimos notar a importância da profissão de pedagogo no processo de educação dos sujeitos. A educação transforma a vida das pessoas e tem o poder de mudar o mundo para melhor. Independente do campo de atuação, seja em escolas, empresas ou hospitais, o pedagogo sempre estará envolvido com questões educacionais que promovem impactos qualitativos na vida das pessoas.

Atualmente há um grande movimento de valorização da carreira de professor, sobretudo nos aspectos legais, com a Lei n° 11.738 que regulamenta o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, já podemos notar as conquistas. O campo Educacional é muito vasto e são vários os campos de atuação do Pedagogo, dentre os profissionais formados e qualificados, o índice de empregabilidade é altíssimo.

PRINCIPAIS FUNÇÕES DE UM PEDAGOGO

Como administrador escolar, o pedagogo terá o papel de gerenciar e supervisionar as atividades administrativas e pedagógicas da instituição escolar, considerando o contexto sócio-político-cultural na qual a mesma se insere. Também deve ser um articulador de diversas ferramentas que possam oferecer condições adequadas, no que se refere às perspectivas metodológicas, aos materiais didáticos e aos ambientes educacionais para a formação dos alunos.

Ao atuar na supervisão escolar, o pedagogo irá assistir o corpo docente, buscando ferramentas para aperfeiçoar o desempenho deste na utilização dos recursos didáticos, na metodologia, entre outros aspectos relativos ao processo de ensino e aprendizagem e avaliação dos educandos.

O pedagogo também pode atuar como um orientador educacional, participando também da elaboração do Projeto Político-Pedagógico da escola. Ele deve estar preparado para promover a integração entre o corpo docente e o discente, favorecendo o ciclo de aprendizagem.

 Em empresas, o pedagogo integra a área de Recursos Humanos, promovendo a implantação de projetos, cursos e treinamentos para os funcionários, dentre outras funções relativas aos processos educacionais nas quais as empresas se envolvem. Este é um campo amplo de atuação e uma possibilidade para os pedagogos que almejam se inserir no universo corporativo.

Nos hospitais, a atuação do pedagogo é imprescindível, uma vez que ele terá o papel de estimular o crescimento intelectivo e sócio-interativo, além de favorecer a continuidade de aprendizagens escolares e a reintegração dos pacientes à escola de origem, uma vez que mesmo estando em período de internação, os pacientes em idade escolar têm direito a educação para desenvolver suas habilidades.

O pedagogo que pretende seguir a carreira de Magistério irá gerir o trabalho pedagógico e a prática educativa em espaços escolares e não escolares de redes públicas ou privadas. O licenciado em Pedagogia poderá atuar em várias etapas e modalidades da educação, tais como: educação infantil, ensino fundamental I, normal médio, cursos profissionalizantes (ministrando disciplinas pedagógicas específicas); formação de professores, entre outras atividades de docência.

CONTEÚDO 

O curso de Pedagogia contempla vários conteúdos que pertencem aos campos das ciências humanas e sociais. No primeiro período, o aluno terá o contato com os primeiros conceitos sobre pedagogia, filosofia, antropologia, políticas educacionais, além de ter a oportunidade conhecer mais sobre comunicação e expressão e desenvolvimento pessoal e empregabilidade, os quais são requisitos básicos para preparar o profissional para o mercado de trabalho. As disciplinas do primeiro período são: Aspectos Sócioantropológicos; Comunicação e Expressão; Desenvolvimento Pessoal e Empregabilidade; Filosofia da Educação; Introdução À Pedagogia e Políticas Públicas e Educação. No segundo período, o curso passa a abordar questões bastantes específicas do campo da educação, por meio das seguintes disciplinas: Didática; Educação em Direitos Humanos; História da Educação; Língua Brasileira de Sinais – Libras; Organização e Legislação da Educação e Psicologia do Desenvolvimento. No terceiro período, o foco passa a ser nas questões relativas ao desenvolvimento da aprendizagem, aos processos de alfabetização e letramento, à etapa da educação infantil, bem como os próprios fundamentos que baseiam a Educação. Neste período, o aluno ainda vai aprender sobre métodos de pesquisa e conhecer sobre o currículo, programas e projetos pedagógicos da educação brasileira. As disciplinas do terceiro período do curso são: Alfabetização e Letramento; Currículos, Programas e Projetos Pedagógicos; Educação Infantil; Fundamentos da Educação; Metodologia da Pesquisa e Psicologia da Aprendizagem. Do 4º período em diante, as aulas são voltadas para as disciplinas de Educação Popular; Ética e Cidadania; Metodologia da Língua Portuguesa; Metodologia do Ensino da Matemática; Psicomotricidade e Tópicos Integradores I (Pedagogia). No 5º período são ministradas as disciplinas de Avaliação: Teoria e Prática, Empreendedorismo, Estágio Supervisionado I (Pedagogia), Metodologia do Ensino de Ciências, Metodologia do Ensino de Geografia e Metodologia do Ensino de História. No 6º período são ministradas as disciplinas de Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva: Teoria e Prática, Estágio Supervisionado II (Pedagogia), Literatura Infantil, Responsabilidade Socioambiental e Tópicos Integradores II (Pedagogia). No 7º período, ainda contemplando a prática de estágio supervisionado, o aluno cursará as seguintes disciplinas: Andragogia e Educação Profissional; Educação e Tecnologias; Estágio Supervisionado III (Pedagogia); Gestão Educacional; Metodologia do Ensino de Arte e trabalho de Conclusão de Curso I (Pedagogia). No último período do curso, as disciplinas contempladas são as seguintes: Cultura Organizacional e Educação; Educação das Relações Étnico-Raciais; Estágio Supervisionado IV (Pedagogia); Estudos Culturais em Educação; Tópicos Integradores III (Pedagogia) e Trabalho de Conclusão de Curso II (Pedagogia).

CAMPO DE TRABALHO

Escolas públicas e privadas, empresas, ONG´s e hospitais

REGULAMENTAÇÃO

A profissão Pedagogo é regulamentada pela Lei 6847/17.

DURAÇÃO

Carga horária total: 3200h

4 anos de duração

TITULAÇÃO

Licenciatura em Pedagogia

Período
Disciplina
Carga Horária
Mais Detalhes
  • Aspectos Filósoficos e Socioantropólogicos da Educação
    40h
    -
  • Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade
    60h
    -
  • Língua Brasileira de Sinais - Libras
    60h
    -
  • Pedagogia: Profissão e Carreira
    60h
    -
  • Português Instrumental
    60h
    -
  • Saúde e Nutrição da Criança e do Adolescente
    60h
    -

  • Atividades Práticas Interdisciplinares de Extensão I
    80h
    -
  • Didática
    60h
    -
  • Formação de Professores: Políticas Públicas em Educação
    60h
    Visualizar
  • História da Educação
    40h
    -
  • Organização e Legislação da Educação
    60h
    -
  • Psicologia do Desenvolvimento
    60h
    -
  • Tecnologia da Informação, Comunicação e Aprendizagem
    40h
    -

  • Alfabetização e Letramento
    60h
    -
  • Currículos, Planejamento e Avaliação Educacional: Teoria e Prática
    60h
    -
  • Educação em Direitos Humanos e Práticas Inclusivas
    60h
    -
  • Empreendedorismo
    60h
    -
  • Neurociência e Aprendizagem
    60h
    -
  • Pedagogia da Infância
    60h
    -

  • Atividades Práticas Interdisciplinares de Extensão II
    80h
    -
  • Educação Popular
    40h
    -
  • Gênero, Sexualidade e Educação
    60h
    -
  • Matemática Instrumental
    60h
    -
  • Metodologias Ativas e Gamificação
    60h
    -
  • Psicomotricidade
    60h
    -
  • Tópicos Integradores I (Pedagogia)
    40h
    -

  • Desenvolvimento Sustentável e Direitos Individuais
    60h
    -
  • Estágio Supervisionado I (Pedagogia) - Educação Infantil
    100h
    -
  • Metodologia e Orientações Didáticas do Ensino da Matemática
    60h
    -
  • Metodologia e Orientações Didáticas do Ensino de Ciências da Natureza
    60h
    -
  • Metodologia e Orientações Didáticas do Ensino de Língua Portuguesa
    60h
    -
  • Movimento, Musicalidade e Arte
    60h
    -

  • Atividades Práticas Interdisciplinares de Extensão III
    80h
    -
  • Estágio Supervisionado II (Pedagogia) Anos Iniciais do Ensino Fundamental
    100h
    -
  • Literatura Infantil
    60h
    -
  • Metodologia da Pesquisa
    60h
    -
  • Metodologia e Orientações Didáticas do Ensino de Geografia
    60h
    -
  • Metodologia e Orientações Didáticas do Ensino de História
    60h
    -

  • Andragogia e Educação Profissional de Jovens e Adultos
    60h
    -
  • Cultura Organizacional e Educação
    40h
    -
  • Estágio Supervisionado III (Pedagogia) Gestão Escolar
    100h
    -
  • Gestão, Programas e Projetos Pedagógicos
    60h
    -
  • Sistemas e Projetos Públicos Educacionais
    60h
    -
  • Tópicos Integradores II (Pedagogia)
    40h
    -
  • Trabalho de Conclusão de Curso I (Pedagogia)
    40h
    -

  • Atividades Práticas Interdisciplinares de Extensão IV
    80h
    -
  • Educação das Relações Étnico-Raciais
    60h
    -
  • Estágio Supervisionado IV (Pedagogia) Ambiente Não-Escolar
    100h
    -
  • Estudos Culturais em Educação
    40h
    -
  • Pedagogia Social em Ambientes Não-Escolares
    60h
    -
  • Tópicos Especiais em Educação Biocêntrica
    40h
    -
  • Trabalho de Conclusão de Curso II (Pedagogia)
    40h
    -

Disciplinas Optativas
  • Optativa I
    60h
    -
  • Optativa II
    60h
    -
  • Optativa III
    60h
    -

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