Sobre o Curso
Curso superior com duração de 3 anos para formação de aviadores ou gestores aeronáuticos, atendendo as mais altas exigências da aviação comercial. O curso inclui formação teórica de nível universitário para operação de aviões e helicópteros, cabendo ao aluno realizar o curso prático em escolas de aviação conveniadas (Valores das aulas práticas de voo não inclusos na mensalidade do curso acadêmico-teórico). Durante o primeiro ano, o aluno receberá a base teórica sobre estes dois tipos de aeronaves, permitindo-o melhor decidir em qual carreira irá se aprofundar diante da vasta amplitude de opções que o mercado aeronáutico fornece. Oportunidades dentre as quais podemos destacar, piloto de avião, piloto de helicóptero, gestor empresarial no segmento aeronáutico, gerente de segurança de voo, dentre outros. Deste modo, o curso foi engenhosamente projetado para otimizar a absorção do egresso no mercado de trabalho.
O corpo de professores conta com reconhecido know-how aeroespacial. Incluindo pilotos militares e civis com expressiva experiência na aviação comercial. Além dos demais especialistas como controladores de voo, agentes de segurança de voo, médicos e engenheiros aeroespaciais. Todos em conformidade com as exigências da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e também do MEC. O que contempla um corpo docente com especialistas, mestres (MsC’s) e doutores (PhD’s) extremamente qualificado.
Curso está atualizado com as últimas fronteiras tecnológicas da aviação digital, permitindo ao aluno aprofundar seus conhecimentos num moderno complexo de laboratórios de simulação de voo para prática de voo visual, voo por instrumentos, fraseologia aeronáutica, empresa aérea simulada, dentre outros.
A formação contempla disciplinas específicas como Teoria de Voo para Avião e Helicóptero, Aviação Digital, Medicina Aeroespacial, Direito Aeronáutico, Meteorologia e Física Aplicada. Além de disciplinas que otimizam a absorção do egresso pelo mercado como Inglês Aeronáutico, Tráfego Aéreo Internacional, Segurança de Voo, Administração de Empresa Aérea, Liderança e Gestão, Fatores Humanos, dentre outras.
*A obtenção da licença de pilotagem está condicionada a curso prático ministrado em escola prática de aviação, não incluso na mensalidade. Além da aprovação em testes teóricos e práticos realizados junto à ANAC. Esta licença está condicionada ainda a aprovação em exames médicos aplicados em conformidade das regras vigentes da ANAC.
Portaria Nº 1.194, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2017
240 Vagas
Perfil do Egresso
O bacharel em ciências aeronáuticas desta IES terá a capacidade e aptidão para:
1. Compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas no contexto aeroespacial.
2. Atuar em âmbito técnico, gerencial e segurança operacional, de forma a ser capaz de prever, reconhecer e agir, rápida e adequadamente, diante das mudanças constantes em todos os segmentos da aviação civil e da sociedade.
3. Assumir plenamente o comando, observados os níveis graduais do processo de tomada de decisão.
4. Desenvolver gerenciamento sistêmico, de pessoal, qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e conhecimentos.
5. Apresentar flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação de um Bacharel em Ciências Aeronáuticas.
6. Implantar sistemas de gestão e controle da Segurança da Aviação Civil segundo requisitos de Legislações Nacionais e Internacionais.
7. Compreender o contexto empresarial nacional e internacional do segmento da aviação civil de forma a permitir uma ação efetiva, eficiente e eficaz no seu âmbito de atuação.
8. Apresentar uma visão estratégica empresarial, competência para planejar e gerenciar projetos na área de administração, incorporando uma atitude empreendedora e inovadora de gestão em seu âmbito de atuação.
9. Dominar a língua inglesa para empreender, através de análise crítica das organizações nacionais e internacionais da aviação civil, a antecipação e promoção de sua transformação.
10. Liderar grupos de pesquisa para promover a inovação e o desenvolvimento em sua área de atuação.
11. Atuar como formador de opinião e desenvolvedor da cultura aeronáutica.
Objetivo
O objetivo geral de um curso de Ciências Aeronáuticas é formar profissionais qualificados para atuar no setor aeronáutico, englobando competências teóricas e práticas necessárias para a gestão, operação e manutenção de aeronaves, assim como conhecimentos em segurança de voo, legislação aeronáutica e gestão do transporte aéreo.
Objetivo específico do curso;
1. Proporcionar conhecimento técnico e teórico sobre aeronaves, suas operações e manutenções.
2. Desenvolver habilidades para a gestão de empresas aeronáuticas, incluindo aspectos econômicos, operacionais e de segurança.
3. Capacitar os alunos na aplicação de normas e regulamentos da aviação civil nacional e internacional.
4. Preparar os estudantes para aplicar técnicas de análise e solução de problemas em operações aeronáuticas.
5. Incentivar a pesquisa e a atualização contínua em temas relacionados à aviação.